Home >> DNS Settings

Personalizando DNS

 

Esta seção contém informações essenciais sobre como personalizar o DNS do seu site. Incluimos tópicos importantes para principiantes, um pequeno tutorial de DNS, uma explicação (com exemplos) de: A, CNAME, NS, e MX records, e como editar seu DNS.

 

Mensagem Importante para os "Principiantes" 

A permissão para mudar as configurações de DNS de um site é um detalhe importante para muitos.  Entretanto, modificações incorretas no DNS podem deixar o site fora do ar por um bom tempo.  Isto porque mudanças de DNS são instantâneas (veja Tutorial abaixo).  Se você cometer um erro seu site ficará fora do ar (incluindo você mesmo).  Se você arrumar o erro, o concerto pode levar cerca de 72 horas, nesse periodo seu site ficar fora do ar como consequência.  

 

Veja como se prevenir contra estes erros:

 

1.  Leia este documento.

2.  Esteja certo de entender o quê os A, CNAME, NS, e MX records fazem.

3.  Entre em contato com seu provedor de hospedagem para informações adicionais.

4.  Não faça maiores mudanças sem assistêcia.

 

Com um pouco de prática, você verá que personalizar seu DNS é bem simples.

 

Tutorial DNS

 

O DNS (Nome dos Servidores do Domínio) identifica os computadores encontrando um ao outro pela Internet.  Quando procuramos um endereço atravez do navegador na internet, o seu ISP (Provedor de Acesso à Internet) verifica o DNS do endereço para determinar onde levará o seu navegador.

 

http://www.domínio.com ---> Verifica o DNS ---> DNS diz domínio.com = 192.168.0.1 --->  Você é levado para o site na web.

 

Porque isto acontece?

 

Isto acontece porque seu nome de domínio nem sempre terá o mesmo endereço de IP.  Cada servidor na Internet possui um endereço de IP (um endereço numérico como um número de telefone).  Cada vez que você muda seu provedor de hospedagem, você está mudando o servidor (e ainda mudando o endereço de IP).

 

O servidor do domínio mantém uma gravação de seu nome de domínio e o endereço de IP para onde apontar.

 

Porque eu devo armazenar os DNSs em meu domínio?

 

Como você leu acima, o nome do servidor diz na Internet como encontrar você.  Quando você edita o seu DNS nas gravações de seu domínio, você está declarando na Internet qual servidor que possui a sua localização.  Se você não mudar o seu DNS nas gravações do seu domínio (digamos que você use o DNS de seu antigo provedor de hospedagem), logo seu site apontará para um servidor que já não hospeda mais seu domínio.  Ou, se o antigo servidor indisponibilizar o DNS para você, seu domínio ficará fora do ar.

 

Porquê meu site demora tanto para entrar no ar?

 

Quando você muda seu endereço do site ou registra um domínio pela primeira vez, as novas informações de DNS devem chegar para todos os servidor (DNS) na Internet.  Seu site pode entrar no ar dentro de 4 horas, mas o tempo de atualização pode durar entre 24 e 72 horas.  Isto ocorre porque a maioria dos servidores DNS escolhem verificar as atualizações periodicamente.    A verificação periódica constante causa na maioria das vezes numa sobrecarga no servidor.

 

Porque meu domínio ainda aponta para a antiga hospedagem, ainda que eu tenha cancelado o serviço com eles?

 

Haveria diversas rasões para isto:

 

1.  O DNS antigo ainda está armazenado em seu domínio.

     Solução: Atualize seu domínio com o novo DNS do provedor de hospedagem.

 

2.  Eles não removeram do servidor as gravações de seu domínio.

     Solução: Solicite a remoção das gravações de seu domínio, ou siga a solução em #1 se você tem um novo provedor de hospedagem.

 

3.  Ainda não se propagou o DNS.  Isto acontecerá ainda com seu novo DNS do provedor de hospedagem em seu domínio.

     Solução: Espere de 24 à 72 horas e entre em contato com seu novo provedor de hospedagem se o problema persistir.

 

Porque algumas pessoas podem visitar meu site mas eu ainda não?

 

O ISP deles faz mais atualizações de armazenações de DNS que o seu ISP.  Não se preocupe, você visualizará seu site dentro de 24 à 72 horas.

 

Há alguma maneira de visualizar/acessar meu site ainda que o DNS não tenha mudado ainda?

 

Sim.  Você pode acessar seu site em http://endereço.ip/~nomedeusuário e você pode acessar o painel de controles em http://endereço.ip/config.  Se você não sabe o endereço de IP do seu servidor, entre em contato com seu provedor de hospedagem.

 

Mudando opções de DNS

 

No menu principal do painel de controle, clique em "DNS" para acessar as configurações de DNS.

 

 

Abaixo está um exemplo de configurações de DNS pelo site-helper.com.  As seções à seguir fornecem informações na mudança de A, CNAME, NS, MX, e PTR records.  Enquanto isso, é importante entender como o painel de controle trabalha com os endereços de hospedagem.

 

Importante:  Há duas maneiras de digitar um endereço de hospedagem:

 

1.  O endereço inteiro seguido por um ponto final:  full.hostname.com.

 

2.  O subdomínio apenas:  full

     

Por exemplo, a primeira gravação na tabela abaixo pode ser lida:

 

admin  A  216.194.67.119   ou

admin.site-helper.com.  A  216.194.67.119

 

Ambas gravações fazem exatamente a mesma coisa.  As seções abaixo trazem apenas um método, mas todas aceitáveis.

 

Sugestão:  Se você não está certo de como digitar uma gravação, veja as existentes na tabela.

 

Entendendo as Gravações: A, CNAME, NS, MX, e PTR.

 

A RECORDS

 

O endereço (A) direciona um endereço de hospedagem para um número de IP.   Por exemplo, se você quer o endereço mycomputer.seudomínio.com apontando para seu computador (que é, por exemplo, 192.168.0.3), você deve digitar uma gravação como esta:

 

Importante:  Você deve digitar um ponto final depois do endereço de hospedagem.  Não digite pontos depois de endereços de IP.                   

 

CNAME RECORDS

 

O CNAME permite que uma maquina seja conhecida por um ou mais endereços de hospedagens.  Deve haver sempre um A record primeiro, e ser conhecido como endereço canônico ou nome oficial.   Por exemplo:

 

seudomínio.com.  A  192.168.0.1

 

Usando CNAME, você pode apontar outros nomes de hospedagens para o endereço canônico (A record).  Por exemplo:

 

ftp.seudomínio.com.  CNAME  seudomínio.com.

mail.seudomínio.com.  CNAME  seudomínio.com.

ssh.seudomínio.com.  CNAME  seudomínio.com.

 

A gravação CNAME, faz o possível para acessar seu domínio através do ftp.seudomínio.com,  mail.seudomínio.com, etc.  Sem uma gravação CNAME própria, você não conseguirá conectar em seu servidor usando o endereço.

 

Fazendo uma gravação CNAME

 

Se quizermos o endereço home.site-helper.com apontando para site-helper.com, nós podemos digitar de duas maneiras:

 

 

O primeiro método permite que você simplesmente digite o nome do sub-domínio.

 

 

O segundo método requer que você digite o nome da hospedagem seguido de um ponto final.

 

Gravação NAMESERVER (NS)

 

Os registros NS especificam os nameservers com autoridade sobre o domínio.

 

Importante:  Fazer mudanças erradas podem tirar o seu site do ar.  Geralmente não há necessidade de mudar as gravações do NS.

 

Gravando um NS

 

O primeiro passo é deletar o antigo registro NS, como mostra a tabela abaixo.

 

Logo, digite dois novos nameservers .  Certifique-se que o nameserver é seguido por um ponto final, como neste exemplo:

   

Certifique-se de colocar um ponto final depois do nameserver no NS (ns1.newnameserver.com. e não ns1.newnameserver.com).

 

MX RECORDS

 

Serviço de e-mail grátis como o everyone.net requer que o MX faça algumas mudanças para que funcione o software.  Esta mudança permite que mensagens destinadas a seu domínio sejam direcionadas à outro servidor.  Note que as mudanças do MX impedirão que suas contas POP3, redirecionadores, autorespostas, e lista de email funcionem.

 

Para mudar as gravações do MX, primeiro acesse o menu "E-Mail" no painel de controle.   Logo, clique em "MX Records".

 

 

Primeiro, delete o antigo registro MX clicando na caixa perto do nome do registro e clique em "Delete Selected."  Lá não deverá existir lista de registros no MX.

 

Assim, digite seu nome de hospedagem, seguido por um ponto final, dados à você via e-mail do seu provedor de hospedagem.  Depois selecione o nível de prioridade (geralmente 10) na barra de rolagem à direita.  O nível de prioridade também será dado à você via e-mail pelo seu provedor de hospedagem.  Clique em "Add."

 

Notação:  Esteja certo de colocar um ponto final depois do seu nome de registro.

 

Para rearmazenar as configurações originais do MX, digite seudomínio.com. e prioridade 0 depois de deletar o outro registro de MX.

   

PTR RECORDS

 

Registro ponteiros (PTR) são usados para reverter a aparência do IP.  Por exemplo, para digitar 192.168.0.1 direcionado para www.seudomínio.com, o registro aparecerá assim:

1.0.168.192.in-addr.arpa  PTR  www.seudomínio.com.

 

Notação:  O endereço de IP reverte no primeiro campo.  Use o ponto final depois do seu nome de hospedagem (segundo campo).

 

O método “in-addr-arpa” é o mais usado.

 

Importante:   Registros PTR são efetivados somente se seu site possui seu próprio endereço de IP.

 

 

Registros PTR são somente efetivados se o arquivo named.conf é editado manualmente na própria área de armazenamento.  Isto somente pode ser feito por um administrador do sistema.

 

Precisa de mais ajuda?

 

Por favor, contate seu provedor de hospedagem para maiores assistências ou viste o forum sobre suporte ao DirectAdmin. http://www.directadmin.com/forum.

 


© 2003 JBMC Software. DirectAdmin licensees may reproduce this page for their own customers.  Reproduction by other parties is prohibited.